quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Tipos de vinho para guardar e envelhecer

Tipos de vinho para guardar  Brancos
Em primeiro lugar, estão os brancos estagiados em pipas (barricas) de carvalho. O ligeiro tanino adquirido durante a sua permanência nestes recipientes dá um certo suporte taninoso que lhes permite evoluir mais e amadurecer melhor ao longo de vários anos.
Em segundo lugar, figuram os vinhos brancos obtidos por fermentação em pipas de carvalho. É o caso de muitos vinhos elaborados a partir de castas regionais que estagiam com as suas borras (leveduras); trata-se sempre de vinhos de qualidade, de categoria e de classe.
Em terceiro lugar, situa-se um grupo de vinhos brancos que envelhecem e melhoram na garrafa, é o caso de alguns vinhos doces e licorosos.
 Tintos
Os vinhos tintos nobres são, geralmente mais aptos para o estágio e envelhecimento em garrafa, no interior de uma cave ou de uma adega.
Os vinhos tintos provenientes de clima quentes envelhecem mais rapidamente que os provenientes de zonas mais frias. Isso está relacionado com a acidez, que no caso das zonas frias é bastante elevada e ajuda a conseguir uma lenta e mais perfeita maturação do vinho em garrafa. Os vinhos elaborados com castas facilmente oxidáveis, adquirem muitas vezes, uma cor vermelho tijolo e tendem a desenvolver, em poucos anos, aromas de oxidação que recordam os vinhos licorosos.
Os tintos de cor intensa, ou seja com maior riqueza em matéria corante, costumam necessitar de mais tempo para envelhecer que os vinhos mais ligeiros e com menos cor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário